A Prefeitura de Cordeirópolis assina nesta sexta-feira (4) a ordem de serviço para o início das obras da Represa Santa Marina, que será construída no município vizinho. A solenidade acontece no Cordeiro Clube, na Rua Carlos Gomes, às 15h. O prefeito Adinan Ortolan (MDB) destacou, em entrevista à Rádio Excelsior Jovem Pan News, do Grupo JC de Comunicação, que o projeto é um dos mais importantes e necessários para a cidade.
“Vamos dar a ordem de serviço para iniciar a construção da represa. É a solução definitiva para as próximas décadas em relação ao abastecimento de água em Cordeirópolis”, declarou, acrescentando que o tripé do saneamento básico no município se dará junto às duas estações de tratamento de água e esgoto. “Além da recuperação das nascentes que estamos fazendo. Todo esse processo que temos feito foi um compromisso. Muitas vezes isso vai sendo negligenciado”, pontua Ortolan.
A obra ocupará um território que fica às margens da Rodovia Washington Luís (SP-310) e vai até a área próxima à Represa de Cascalho. Em sua capacidade máxima, ela poderá reter mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água, em uma área de 730 mil metros quadrados, o que corresponde a 30 alqueires.
A obra já é aguardada há muitos anos. No mês de junho foram desapropriadas sete propriedades que representam juntas uma área total de 490,3 mil metros quadrados para a criação da Represa Santa Marina. Ainda de acordo com a Gestão Ortolan, a meta-símbolo das 70 ações do plano de governo é abastecer o município até um ano em período de estiagem e solucionar de vez o problema de falta de água nas residências dos 24 mil habitantes da cidade.
Esgoto
“Temos uma dívida muito grande quanto ao tratamento do esgoto. É muito pouco tratado, apenas 2%. Agora, trataremos 98%. Isso em termos de índices de sustentabilidade e indicadores de saneamento básico muda muito e acreditamos que possa, além de ser um indicador importante para o município, atrair mais investimentos”, acrescenta o prefeito.
Obra
A obra ocupará um território que fica às margens da Rodovia Washington Luís (SP-310) e vai até a área próxima à Represa de Cascalho.
Em sua capacidade máxima, ela poderá reter mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água.
A meta da Prefeitura de Cordeirópolis é abastecer o município por até um ano em período de estiagem.