Corumbataí celebra 189 anos com show

Da Redação

O músico Mazinho Quevedo, um dos mais respeitados nomes da música caipira de raiz, é atração da noite desta quarta-feira (18) na Praça Central em evento gratuito que celebra o aniversário (Foto: divulgação)

O município de Corumbataí comemora na quinta-feira (19), 189 anos de fundação. Até o dia 29, programação cultural diversificada vai celebrar a cidade de 4 mil habitantes.

Nesta quarta-feira (18), a cidade recebe o músico Mazinho Quevedo, que se apresenta ao lado da cantora Adrielli e de convidados, a partir das 20h, na Praça Central, em evento gratuito.

Um dos mais respeitados representantes da cultura caipira, o cantor e compositor começou a tocar viola com 10 anos de idade influenciado pela música caipira autêntica, dos ritmos tradicionais como a toada, cateretê, pagode caipira, moda de viola, guarânia, rasqueado, polca e catira. O gosto pelo estilo caipira, inspirado em Tião Carreiro e Tonico e Tinoco, mistura as influências da MPB, da música instrumental brasileira, do jazz e da música flamenca.Na quinta-feira, dia do aniversário, há Desfile Cívico a partir das 9h.

Nos dias 11 e 12 de abril, sábado e domingo, a partir das 12h30, acontece a 2ª etapa do Campeonato GP 2015 de Motocross (treinos livres oficiais também ocorrem nesses dias). No dia 28, às 20h, acontece o Bingo de Páscoa, no Centro Comunitário, no dia 29, às 10h, Festa e Leilão de Gado em prol da Rede de Combate ao Câncer, no Recinto Pedro Dolce.

História

A fundação do município se dá com a chegada da Família dos Costa Alves e sua numerosa caravana no ano de 1826. No Ano de 1844, com a divisão da sesmaria entre os filhos de Costa Alves, Domingos José da Costa Alves inicia uma nova fazenda no extremo norte da antiga sesmaria , denominando-a de “Fazenda São José”.

Em 1884 a Companhia Rio Claro de Estradas de Ferro, mais tarde Rio Claro Railway, estendeu seus trilhos da cidade de Rio Claro até a cidade de São Carlos do Pinhal (atualmente São Carlos), onde foi construída uma estação nas proximidades da sede da Fazenda São José com o nome de Corumbatahy, nos anos que se seguiram começaram a se instalar nas proximidades da estação, pequenos comerciantes que deram origem ao povoado. A emancipação do município aconteceu em 24 de dezembro de 1948, com a Lei Estadual nº 233/1948, graças ao empenho do deputado estadual Ulysses Guimarães, sendo o governador do Estado Adhemar Pereira de Barros.

Redação JC: