Edneia Silva
Os casos de dengue avançam na região. O município de Corumbataí tem 67 casos confirmados da doença, segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde. Para conter o avanço da dengue, a prefeitura realizou em março um mutirão de limpeza e pretende repetir a ação neste mês.
O mutirão contou com a participação de 20 pessoas. Além da retirada de lixo, os participantes do mutirão também orientaram a população para que façam a limpeza de suas casas e quintais e eliminem os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A secretária municipal de Saúde, Camila Zanchetta, informa que um novo mutirão será realizado neste mês, mas data ainda não foi definida.
A população deve ajudar eliminando os focos que possam acumular água, como latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Rio Claro enfrenta uma epidemia de dengue com registro de 8.020 casos confirmados até o dia 6 de abril. No município circulam dois tipos de vírus: 1 e 4, sendo o primeiro predominante. Os vírus 2 e 3 não foram registrados. Vale lembrar que a pessoa que contrai um tipo fica imune a ele, mas pode pegar os outros três.
Diante da epidemia, a Prefeitura de Rio Claro pediu ajuda à Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) para combater a doença. Equipes da Sucen fizeram nebulização na região do bairro Santana no mês passado e devem retornar à cidade nos próximos dias para nova aplicação. A data ainda não foi confirmada.
Além disso, Rio Claro ainda investiga um caso suspeito da febre chikungunya. A Vigilância Epidemiológica coleta amostras para realização de exame e aguarda resultado para confirmar ou não o diagnóstico. Se confirmado, será o primeiro da cidade.