Boletim epidemiológico divulgado no domingo (13), pela Secretaria Municipal de Saúde, apontava 164 pacientes hospitalizados em tratamento contra a Covid-19 em Rio Claro, com 93% de ocupação de leitos. Do total de internados, 77 pacientes seguiam em unidades de terapia intensiva (UTI’s). O Hospital de Campanha do Cervezão continuava atendendo com capacidade máxima e todos os leitos estavam ocupados.
Em 24 horas, Rio Claro registrou na segunda-feira (14) o maior número de pacientes hospitalizados em UTI Covid desde o início da pandemia. Dos 169 pacientes hospitalizados por conta da doença, 95 estão em UTI. A maioria deles, 67, recebe atendimento na rede pública de saúde, que tem 139% de ocupação dos leitos de UTI. Ou seja, o atendimento está bem acima da capacidade. O índice de ocupação de leitos no município alcançou 96%, incluindo enfermaria e UTI das redes pública e privada.
A Secretaria de Saúde reforça a importância das pessoas seguirem com as medidas preventivas. Elas são fundamentais para que o município consiga conter o avanço da doença. Para que o sistema de saúde continue tendo condições de atender as pessoas infectadas é essencial baixar a taxa de transmissão, o que só é possível quando todos fazem a sua parte.