Covid-19: quase 12 mil pessoas seguem com esquema vacinal atrasado

É grande o número de pessoas faltosas para completar o esquema vacinal contra a Covid-19 em Rio Claro. Levantamento da Vigilância Epidemiológica, a pedido da reportagem do Jornal Cidade nessa segunda-feira (10), aponta 11.975 faltosos para a segunda dose e 46.351 para a dose de reforço.

Os especialistas da saúde apontam que completar a imunização é essencial para aumentar a segurança contra a Covid-19. E, para isso, quem tem 12 anos ou mais e não tomou a primeira dose contra a Covid deve procurar uma das quatro unidades básicas de saúde do município para se vacinar.

O mesmo vale para quem está com a segunda dose ou a dose de reforço pendente. Nesta terça-feira (11) a vacinação será das 8 às 15 horas nas UBSs do Cervezão, Wenzel, Vila Cristina e Avenida 29. As segundas doses serão para quem foi vacinado com Pfizer ou Coronavac até 21 de dezembro ou com a AstraZeneca até 14 de dezembro.

Já a dose de reforço será aplicada em quem tem 18 anos ou mais e tomou a segunda dose em qualquer dia de setembro. Também são vacinadas com mais uma dose as pessoas que tomaram dose da Janssen há no mínimo dois meses.

Crianças

Consultada pelo JC sobre qual será o procedimento adotado para a futura vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade, já que o Governo do Estado está orientando que a imunização seja realizada nas escolas de forma a agilizar o processo, a Prefeitura de Rio Claro informou que realiza o planejamento para vacinar as crianças o mais rápido possível, conforme vem acontecendo com as demais faixas etárias atendidas ao longo de toda campanha de vacinação. Para isso, é primordial que as doses sejam disponibilizadas ao município.

“A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Saúde estão levantando as melhores possibilidades para a eficiência do trabalho. As estratégias serão definidas a partir de informações que o município ainda não recebeu do governo estadual e federal, que incluem, por exemplo, quantidade de doses que serão enviadas ao município”, comunica.

Redação JC: