Covid-19: Rio Claro lidera casos de mortes na região

Desde o início da pandemia da Covid-19, Rio Claro tem 109 notificações de casos suspeitos de infecção por coronavírus. Desses, 76 foram descartados e 19 ainda estão em investigação aguardando resultados de exames. Comparativamente, tem menos confirmações da doença com relação a Piracicaba. No entanto, lidera em número de letalidade da doença na região.

O município registra 25 casos positivos da doença, sendo que 11 foram apontados por testes rápidos e precisam de confirmação de laboratório. O boletim registra, ainda, que 21 pessoas estão internadas, o que inclui pacientes com Covid-19 e, também, casos suspeitos, sendo que nove estão em tratamento em unidade de terapia intensiva (UTI).

No último domingo (19), foi registrado o quinto óbito causado pelo novo coronavírus. A vítima é um homem de 48 anos, sendo a primeira morte de pessoa com menos de 60 anos decorrente da doença. Os outros quatro registrados em Rio Claro são de idosos. O município tem um óbito suspeito em investigação.

Em Piracicaba, são 50 confirmados, 171 suspeitos, 201 descartados e dois óbitos. A primeira morte foi de um homem de 64 anos, sem histórico de viagem. Já o segundo de um idoso de 80 anos, cardiopata, que estava internado no Hospital Regional. Ele mudou-se para Piracicaba fazia um mês.

Balanço divulgado nessa quarta-feira (22) pela Secretaria de Saúde de Limeira mostra que o município tem 21 suspeitas em investigação, 23 casos confirmados e 103 descartados, totalizando 147 notificações. Dos pacientes com confirmação, 18 já estão recuperados. Há, ainda, um óbito confirmado de uma mulher de 77 anos com problemas de saúde.

O município também contabiliza seis pessoas internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), três delas na Unidade de Referência Coronavírus (URC). Desse total, três pessoas já tiveram confirmação para a doença e os demais são suspeitos. Outras duas pessoas também estão hospitalizadas, fora da UTI. Uma delas já teve resultado positivo para coronavírus e a outra segue em investigação.

A idade das notificações varia de zero a 80 anos: há 15 notificações na faixa de zero a nove anos; oito notificações na faixa de 10 a 20 anos; 62 notificações na faixa de 21 a 40 anos; 51 notificações na faixa de 41 a 60 anos; e 11 notificações na faixa de 61 a 80 anos.

Considerando, ainda, a cidade de São Carlos, neste momento são 10 casos positivos, duas mortes confirmadas e outras seis suspeitas em investigação no momento. Um total de 192 casos suspeitos já foram descartados pelas autoridades.

No estado

Entre as vítimas fatais estão 665 homens e 469 mulheres. Os óbitos continuam concentrados em pacientes com 60 anos ou mais (78,3%).

Adriel Arvolea: