Lucas Calore
Há dias que os moradores do bairro Jardim Conduta estão com problemas no abastecimento de água nas residências. O morador Jorge Luiz Sampaio diz que muitos estão tendo de comprar água mineral para uso doméstico, fazer almoço/jantar e beber, “por motivo de que a água que está saindo das torneiras está simplesmente suja”, alerta. Já Luciana Sanchez também se queixa. “Quando abrimos a torneira, temos água com barro ou simplesmente não tem água. Como pode haver tamanho descaso com a população?”, questiona.
Justificativa
O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) enviou uma nota para a reportagem do JC esclarecendo o ocorrido. Segundo consta, operários da empresa Conter Construções e Comércio S/A, responsável pelas obras de duplicação da Rodovia Constante Peruchi (SP-316), que liga Rio Claro a Santa Gertrudes, quebraram por quatro vezes e em diferentes pontos as redes de distribuição de água que passam às margens da estrada vicinal e que atendem moradores do Jardim Conduta, Vila Paulista e Vila do Horto.
“Os consertos das tubulações já foram executados pelas equipes do Daae, mas, devido às manobras na rede para despressurizar o sistema, pode ter provocado mudanças na coloração da água que chega até as residências desses bairros. O Daae orienta que, se ocorrerem mais mudanças na coloração da água, os munícipes entrem em contato com o departamento”, explica a nota. A equipe do laboratório do Daae está à disposição quando acionada para fazer uma coleta de amostra no domicílio. A coleta é feita no hidrômetro do imóvel em um procedimento rápido.
O Daae orienta que, se ocorrer mais mudanças na coloração da água, os munícipes entrem em contato com o departamento, através da central de atendimento pelo 0800-505-5200 e forneçam o endereço (rua/avenida, o número ou o CDC do imóvel).