Daae faz reparo emergencial em adutora próximo ao estádio Benitão

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro está fazendo, desde o final da madrugada dessa sexta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra, reparo emergencial em adutora de 250 milímetros que se rompeu na Rua 3, entre as avenidas 23 e 25, próximo ao estádio Benito Agnelo Castellano, no bairro Jardim Donangela.

A previsão inicial para conclusão dos trabalhos é para a manhã dessa sexta-feira (20) e o abastecimento nos bairros deve ser normalizado gradativamente até o final da tarde.

O serviço está sendo finalizado, mas para realizar o reparo emergencial, devido à alta pressão da água na rede que passa por essa adutora, foi necessário interromper temporariamente o abastecimento feito pela ETA 1, o que pode ocasionar baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos bairros Bela Vista, Cidade Nova, Vila Alemã, Santa Cruz, Santana, Centro, Cidade Jardim, Saúde, Copacabana, Bairro do Estádio, Cidade Claret, Vila do Rádio, Inocoop, Jd. Mirassol, Jd. Novo, Jd. Anhanguera, Jd. Kennedy, Jd. Donângela, Jd. Conduta, Jd. do Trevo, Jd. Nova Veneza, Vila Operária, Vila Paulista, Vila Santo Antônio, Vila Indaiá, Vila Aparecida, Vila do Horto, Consolação, Parque Flórida, São Benedito, Itapuã, Bairro Olímpico, Porto Fino e bairros próximos.

Nesse período, o Daae orienta que os consumidores façam uso racional da água. A autarquia reforça a importância de os moradores terem caixa d’água em seus imóveis, já que durante os serviços de manutenção os imóveis que possuem caixa d’água não sofrem com eventual falta d’água, o que reduz transtornos em casos de interrupção no fornecimento.

A ETA 1 já foi religada e conforme o abastecimento vai sendo retomado gradativamente nos bairros, serão realizadas descargas na rede, mas mesmo assim, pode haver casos pontuais de cor escura na água, que devem ser relatados à Central de Atendimento do Daae pelo telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados, e atende ligações de telefones fixos e celulares.

Os casos pontuais de cor escura na água se devem ao fato de, com a paralisação temporária do fornecimento de água, acaba ocasionando a despressurização da rede e isso faz com que as incrustações que estão na parede da tubulação se soltem. Ao retomar o abastecimento, a pressão da água acaba deslocando estas incrustações na rede.

O Daae informa ainda que ao restabelecer o abastecimento há um aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede, o que pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está com microbolhas, por conta dessa pressão. Tanto que ao colocar essa água em um recipiente, em segundos ela fica com seu aspecto normal e pode ser consumida normalmente.

Divulgação: