Wagner Gonçalves
A primeira impressão é a que fica, diz o ditado. Dessa forma, o sorriso é considerado como um cartão de visitas, que remete ao zelo e cuidado. Muito além de ter apenas dentes bonitos, preservar a saúde bucal contribuir para o bem-estar e convívio social, evitando constrangimentos públicos. Neste sábado (25) é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal e do Dentista Brasileiro, data em que se destaca a importância de cuidar da saúde bucal e de ter bons profissionais para isso.
Se por um lado, quem apresenta dentes brancos, em bom estado tende a propor boas referências, remetendo a aspectos de limpeza, cuidado. No entanto, em contrapartida, dentição com manchas, escura pode causar más impressões. Desta forma, o cuidado com a saúde bucal é fundamental, primeiramente para o bem-estar consigo mesmo e, também, para a convivência diária.
Como todo tratamento e cuidado à saúde, a melhor alternativa são as iniciativas de prevenção, conforme destaca o dentista Dr. Bruno de Souza. “Tão importante quanto trazer beleza do sorriso é restaurar a função dos dentes”, disse o dentista Dr. Bruno de Souza, ressaltando que, atualmente, devido aos conceitos de estética, o público que procura tratamentos com esta finalidade aumentou, incluindo diferentes faixas etárias.
O clareamento dental tem grande procura nos consultórios, por pessoas almejam eliminar manchas e clarear o sorriso. Antes, porém, podem ser tomadas medidas que visam deixar os dentes mais brancos, dentre as quais ele ressalta a higienização correta, evitando-se cortar objetos com os dentes. Ele orientar a escovação de, no mínimo, três vezes ao dia, utilizando creme dental com flúor e dental. Além disso, é preciso evitar alimentos com muito açúcar, como por exemplo, o consumo excessivo de refrigerantes.
“Alimentos com muito corantes ou muito duros, também causam problemas aos dentes levando as pessoas a procurarem tratamentos para restaurar a harmonia do sorriso”, destacou o dentista.