Vivian Guilherme
Um dos artistas mais emblemáticos de Rio Claro, Sydney Barreto não deixará apenas a sua obra como legado para a Cidade Azul, mas também deixará uma nova geração de músicos. Foi ao som da gaita do pai que Denise, Sylvio, Newton, Gilbert e Edson cresceram e também se apaixonaram pela música.
Dos cinco filhos, três seguiram a carreira profissional na música. Hoje, Edson mora em São Paulo atuando como baixista do cantor Leonardo; Gilbert mora em Taiwan e dá aulas de percussão; e Newton está na China também trabalhando com música.
“Apenas a Denise e o Sylvio que não seguiram a música profissionalmente, mas a Denise chegou a cantar quando criança e o Sylvio tocou violão”, conta Edson, que ressalta o envolvimento de toda a família com a música. “A música sempre esteve em nosso sangue, não teve como ‘fugir’”, brinca o músico.
Newton conta que, no caso de sua família, muitos fizeram e fazem bastante barulho. “Tios, primos, vários deles profissionais, além é claro do meu pai e irmãos. Sempre ouvi de meu pai que parentes da ‘velha guarda’ eram envolvidos com música e arte”, revela.
Gil conta que, ainda muito cedo, os irmãos foram estudar com o maestro Rebustini, na Banda dos Ferroviários. “E música em casa sempre teve, ensaios, e minha mãe cantava em casa”, comenta o percussionista.
Os três irmãos concordam em dizer que Rio Claro é uma cidade muito musical. Conheça um pouco da família Barreto: