Durante dois dias desta semana representantes de 35 municípios paulistas participaram em Rio Claro do oitavo Treinamento São Paulo Sempre Alerta Chuvas. “Nesta sexta-feira os agentes de proteção e defesa civil participaram pela manhã de um treinamento sobre vistoria técnica em áreas de risco, tanto para enchentes como para deslizamentos. E, à tarde, foram até o Córrego Olinda para uma vistoria de campo”, informa diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Danilo Kuroishi.
Os agentes fizeram exercícios práticos para entender a dinâmica daquela área no Jardim São Caetano, que apresenta situação semelhante às que os agentes encontram quando realizam vistorias em áreas de risco. Essa capacitação realizada em Rio Claro também ocorre em outras sete regiões do estado que operam os planos preventivos de proteção e defesa civil.
De acordo com o governo do estado, o treinamento conta com aulas sobre as condições meteorológicas, apresentada pelos meteorologistas do Climatempo. Já a coordenadoria estadual de Defesa Civil apresenta os temas do Mapa Comunitário de Risco e fala sobre a criação de Nupdecs.
Além de Rio Claro, participaram do treinamento os municípios de Brotas, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Iracemápolis, Itirapina, Leme, Limeira, Pirassununga, Rafard, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, Aguaí, Torrinha, Matão, Ouroeste, Valentin Gentil, Paulínia, Porto Ferreira, Socorro, Louveira, Várzea Paulista, Lençóis Paulista, Itápolis, Santa Bárbara D’Oeste, Jundiaí, Floreal, Vera Cruz, Americana, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, São João da Boa Vista e Macaubal.