Dengue: Rio Claro anuncia local específico para atendimento de pacientes

UPAs estão com alta demanda de atendimento

Na semana que vem Rio Claro ganhará local exclusivo de atendimento para pessoas com sintomas de dengue. A medida foi discutida nesta quinta-feira (2) pelo prefeito Gustavo com vereadores e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Marco Aurélio Mestrinel. Para isso, o município contará com R$ 2 milhões devolvidos pela Câmara Municipal ao poder Executivo.

“O local está sendo planejado para atender à população da melhor maneira com toda a estrutura necessária e, assim, também desafogar as duas unidades de pronto atendimento, onde as equipes permanecerão reforçadas”, destaca o prefeito Gustavo.

Recentemente dobrou o número de pessoas que passam pelas UPAs diariamente, chegando à média de 1.600 pacientes por dia, somadas as duas unidades, do Cervezão e do Bairro do Estádio. “A Câmara é parceira da população e hoje vemos a necessidade de outro local para atendimentos de dengue com profissionais capacitados para isso. Diante deste cenário, a Câmara tomou a decisão de devolver esta verba, que é da população, para que o poder Executivo possa providenciar esta estrutura de atendimento”, observou José Pereira, presidente da Câmara Municipal.

O centro para atendimento de pacientes com dengue funcionará todos os dias, inclusive finais de semana, das 7 às 19 horas, em prédio da Udam – União de Amigos (na Rua 11, entre avenidas 30 e 32, Santana). A estrutura de atendimento inclui três médicos, enfermagem, exames laboratoriais e ambulância.

“Até agora temos enfrentado com eficiência a doença e ninguém ficou sem atendimento, e continuaremos esse trabalho com a força que pede a situação para que a população tenha acesso sempre ao melhor serviço de saúde possível”, destacou Marco Aurélio, reforçando que a situação é analisada semana a semana para que sejam tomadas as medidas mais efetivas de acordo com o cenário. Diariamente cerca de 300 pessoas com sintomas de dengue são atendidas nas UPAs. “As demais 1.300 envolvem outras doenças e estamos agindo para oferecer a todos o atendimento mais adequado”, finaliza Mestrinel.

Também participaram da reunião os vereadores: Hernani Leonhardt, Geraldo Voluntário, Alessandro Almeida, Adriano La Torre, Diego Gonzalez, Luciano Bonsucesso, Val Demarchi, Rafael Andreeta, Irander Augusto, Thiago Yamamoto e Vagner Baungartner e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Américo Valdanha Netto.

Divulgação: