Dia da Pizza é comemorado nesta segunda-feira

Foto: Unsplash.

Paixão nacional, a pizza tem seu próprio dia de celebração. Proprietário de pizzaria de Rio Claro destaca trabalho para agradar aos clientes

Você sabia que uma das especialidades da culinária mais conhecida do mundo, a famosa pizza italiana, tem o seu dia mundial comemorado nesta segunda-feira (10)? No Brasil, o Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho. A pizza apresenta grande importância social e econômica em todo o mundo, e não é por acaso, o Brasil é o segundo maior consumidor de pizzas do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Segundo dados da Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, o Brasil produz mais de um milhão de pizzas por dia, e o estado que mais consome é o de São Paulo, com mais de 500 mil iguarias. A pizza, originária da Itália, ganhou fama global e encontrou em São Paulo um lugar ideal para se tornar um verdadeiro sucesso, devido ao considerável número de imigrantes italianos que escolheram a capital paulista como seu lar.

Na obra “Uma Fatia da Itália”, de Flávia G. Pinho, jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora de História da Alimentação, relembra a chegada da receita italiana em terras brasileiras, o processo de conquista do paladar tupiniquim e apresenta ao leitor as adaptações feitas por pizzaiolos do país.

Inicialmente consumida pela população mais pobre da Itália, especialmente operários do Sul do país, a pizza demorou para agradar às classes mais abastadas. Vendida nas calçadas da cidade de Nápoles, a refeição chegou ao Brasil antes mesmo de se popularizar no país de origem.

“Até o primeiro terço do século XX, mesmo na Itália, o hábito de comer pizza permaneceu praticamente restrito a Nápoles – para se ter uma ideia, a primeira pizzaria de Milão foi inaugurada somente em 1929”, diz.

A pizza desembarcou por aqui na década de 1910, com a vinda dos italianos do Sul que, diferentemente dos moradores da região Norte, preferiam a vida na cidade ao invés do campo. Longe de casa, faziam pizzas de forma improvisada para matar a saudade da comida italiana.

Thiago Baumgartner Justino, dono da Pizzaria & Hamburgueria Baumgartner, em Rio Claro.

Em território brasileiro, o prato passou por uma transformação em função da carência de ingredientes e limitações técnicas. Da massa ao tipo de forno, passando pelas coberturas, tudo mudou ao longo do tempo. Enquanto os pizzaiolos italianos adicionavam molho, queijo e algumas folhas de manjericão, os brasileiros adicionavam à receita outros ingredientes que tinham à disposição.

Dono da Pizzaria & Hamburgueria Baumgartner, em Rio Claro, Thiago Baumgartner Justino fala como é a sua experiência e a sua motivação para começar o seu empreendimento. “Toda a minha trajetória é inspirada pela minha motivação na profissão que aprendi com meus 15 anos, vi ali uma possibilidade de empreender e com muita garra e fé em Deus ser proprietário do meu próprio negócio, desde a abertura da pizzaria Baumgartner viemos alcançando diversos êxitos, sempre com muita fé em Deus, sendo assim por 2 anos consecutivos fomos premiados como a melhor pizzaria da cidade, no entanto só temos a agradecer ao Senhor, e a nossos clientes fiéis, lembrando que também temos falhas, contudo buscando melhorar a cada dia para melhor atendê-los”, afirma.

De fato, a pizza é uma das queridinhas do cardápio do brasileiro, substituindo o famoso arroz e feijão, além de uma forma de “matar a fome”, ela é um símbolo de união e fraternidade entre um grupo, tendo o seu alto valor social para os todos os brasileiros.

Redação JC: