Distrito de Ferraz completa 131 anos

Valdira Guimarães Augusto

Praça João Jacob Lautenschlager e estação de trem são alguns dos destaques de Ferraz

Nesta quarta-feira (15) o Distrito de Ferraz completa 131 anos e, para marcar a data, no próximo sábado (18), será celebrado Culto Ecumênico em Ação de Graças. A celebração, que terá início às 19h no Centro Comunitário Roberto Moretti, terá a participação dos grupos de louvores da Igreja Quadrangular, Igreja Luterana e Igreja Católica do distrito.

A data de 15 de outubro foi instituída através da Lei Municipal número 4.241, de 12 de setembro de 2011, de autoria da vereadora Raquel Picelli. A data foi escolhida devido à inauguração da estação ferroviária local, em 15 de outubro de 1883. Em seguida, teve início o povoado de Ferraz.

Segundo o pesquisador Éder Rodrigo Varussa, que estuda a formação dos núcleos de imigração na região, a história de formação de Ferraz não pode ser confundida com o processo de imigração. “A criação de núcleos coloniais para instalação de imigrantes, no mandato do governador Jorge Tibiriçá, propiciou o surgimento de um núcleo colonial nas terras da Fazenda São José de Corumbataí, conhecido como Núcleo Colonial Dr. Jorge Tibiriçá, e é neste núcleo que foram se instalando os primeiros imigrantes europeus, e posteriormente os mesmos foram migrando para regiões vizinhas, como as terras do fazendeiro João Batista Ferraz, criando raízes, iniciando-se assim o povoamento de Ferraz”, explica.

O pesquisador aponta que Ferraz foi habitado por imigrantes de várias nacionalidades, sendo na sua maior parte alemães e italianos, o que em anos posteriores refletiu na religião. Assim, instituiu-se duas igrejas, uma parte a Igreja Luterana e outra a Igreja Católica: a primeira surgiu em 1911 e seu templo fundado em 1928 para atender alemães, suíços e seus descendentes e, a segunda, por volta de 1907, para atender aos italianos e seus descendentes.

Atualmente, no que se refere à infraestrutura de Ferraz, Éder destaca que o distrito conta com uma subprefeitura, uma unidade de saúde, posto de correio, um mercado, bares, uma escola de ensino fundamental, um centro poliesportivo e comunitário e uma empresa de produção de areia.

“Ferraz, além de ser um local tranquilo e muito bem cuidado na questão de limpeza, também guarda muitas belezas naturais, como a preservação do verde na localidade e pontos para visitações como casarões antigos que preservam a memória e história do local, e também recentemente, um orquidário para compra de mudas. Ferraz é um distrito que preserva o amor e a união entre as pessoas”, menciona o pesquisador.

Redação JC: