Documentário “Rock Feminino” terá pré-estreia em Rio Claro, no Centro Cultural

Documentário vai relembrar o Festival do Rock Feminino, realizado na cidade de Rio Claro, entre os anos de 2003 e 2012. Na foto, Tamy Leopoldo, baixista da banda @eskrotacs, que fez parte da história do festival

Filme terá exibição gratuita para convidados no dia 28 de março, sexta-feira

A pré-estreia do documentário “Rock Feminino: o acorde de uma geração” acontece na nesta sexta-feira (28), a partir das 19h30, no cinema do Centro Cultural Roberto Palmari. A produção traz um panorama do que representou o Festival Rock Feminino, realizado em Rio Claro entre os anos de 2003 e 2012, para o circuito musical independente no Brasil.

Inicialmente, o projeto foi formatado como um curta-metragem, que obteve subvenção pela Lei Paulo Gustavo e foi executado em março de 2024. No entanto, segundo a diretora, Vivian Guilherme, a produção do filme percebeu o potencial da obra e continuou trabalhando no projeto, transformando o filme em um longa. “Enquanto produzíamos o curta, percebemos que havia muito material e muita coisa tinha ficado de fora, foi então que toda a equipe se comprometeu a continuar trabalhando no projeto, ainda que sem verba, mas com o intuito de fazer um filme mais completo”, explica.

Girlschool, a lendária banda britânica de heavy metal formada exclusivamente por mulheres, foi a atração principal da nona edição do festival

Com mais de uma hora de duração, o documentário resgata histórias e relembra o festival de rock que fez parte de uma geração, sendo um grande marco para as mulheres no rock, incentivando e formando novas musicistas.

Além de entrevistas recentes, o filme traz imagens antigas dos eventos e entrevistas realizadas anteriormente por Eber Novo, que foi o idealizador do projeto. “O Eber começou a gravação do documentário junto à Letícia Tonon ainda em 2008. Infelizmente, ele faleceu antes que conseguíssemos concluir, por isso o filme tem um significado ainda mais relevante”, afirma a produtora.

Divulgação: