Um deles chegou a assustar moradores de um condomínio
Na manhã de ontem, terça-feira (20), a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta na rede social X (antigo Twitter) onde informava: “Risco para incêndio florestal elevado na região de Rio Claro e Mococa. Tenha consciência e não faça queimada, isso é crime! O descontrole, pode causar danos irreparáveis”.
A previsão se confirmou e dois incêndios foram registrados em Rio Claro. O primeiro deles foi na Rua 1-B, área pertencente a Rumo. Segundo a Defesa Civil a própria empresa atuou no combate e conseguiu controlar as chamas.
Já o segundo teve proporções maiores e precisou do trabalho de funcionários de uma usina, da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) e da Defesa Civil. A ocorrência foi registrada em um canavial, nas proximidades da rodovia Constantine Peruche e as chamas chegaram bem próximas de um condomínio, deixando em alerta moradores que se assustaram com a fumaça.
Com as altas temperaturas e a baixa umidade do ar ocorrências desta natureza são um risco ao meio ambiente e também à população, sem contar os danos à saúde. Nos dados computados pela Defesa Civil de Rio Claro a temperatura máxima ontem chegou a 35.2°C e a umidade relativa do ar em 21%.
Em entrevista à rádio Jovem Pan News, o diretor da Defesa Civil, Danilo de Almeida, fala sobre os cuidados neste período de tempo seco. Na segunda-feira (19), a umidade relativa do ar chegou a cair para 18% em Rio Claro. Veja abaixo: