As eleições para a diretoria da 4ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil- OAB Rio Claro serão realizada no dia 21 de novembro. Duas chapas estão na disputa, e o prazo de inscrições foi encerrado na segunda-feira (21). Conheça abaixo as propostas de cada grupo. De acordo com a diretoria regional da OAB, são 1.300 advogados de Rio Claro e da microrregião aptos a votar em novembro, quando também haverá votação para escolha da direção da Seccional São Paulo e para o Conselho Federal
CHAPA 1 – A chapa Experiência, Renovação e Trabalho tem como candidata a presidente Ana Paula Gonçalves Copriva, e os candidatos Levi Martins (a vice-presidente), Adriano Marchi (secretário-geral) Juliana Amaral Gobbo (secretária-adjunta) e Kelly Prestes (tesoureira).
Segundo Ana Paula, a chapa foi montada pensando em “reunir a experiência de gestão com a renovação de membros que oxigenarão com novas ideias a direção de nossa 4ª Subseção.
Contamos com os apoios dos Presidentes Álvaro Perin, Willian Nagib, Rosa Cattuzzo e Mozart Ferreira, além da Presidente da Seccional, Patrícia Vanzolini, demonstrando que temos a experiência necessária para cuidar de nossa subseção”.
A proposta é de que a gestão estará focada nas atualizações do mercado e nas necessidades de capacitação dos advogados e advogadas, especialmente diante dos desafios relacionados à remuneração. “E isto ocorre tanto para os(as) jovens advogados(as) quanto para os mais experientes. Pesquisas recentes, como o estudo PerfilADV, revelam que 45% dos advogados brasileiros possuem renda familiar de até R$ 6,6 mil, e apenas 9% ganham mais de R$ 26.400, destacando a dificuldade de sustentabilidade financeira da profissão e por isto a criação de programas específicos para apoiar os advogados e advogadas a enfrentarem um mercado cada vez mais competitivo e em constante transformação será nosso mote de gestão. Nosso compromisso é garantir suporte técnico, programas de desenvolvimento e oportunidades de crescimento para que a advocacia possa prosperar de forma sustentável, superando as dificuldades e aproveitando as oportunidades do mercado em mudança”.
Além disto, dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos há 9 anos, a chapa 1 se propõe a continuar promovendo uma OAB inclusiva, aberta à participação de todos, focada no fortalecimento da advocacia.
“Todas as comissões permanecerão acessíveis para quem quiser trabalhar pelo coletivo, sempre com o objetivo de criar soluções para o crescimento profissional e da sociedade como um todo.
Nossa gestão continuará na incansável na defesa das prerrogativas. Estaremos atentos às demandas da Mulher Advogada, como questões de assédio e saúde e o advogado idoso, na sua capacitação às novas tecnologias. Em termos de estrutura, terminaremos a construção da nova sede da advocacia e a novidade é a proposta da criação de um complexo esportivo, com quadra multiuso e de esportes de areia” explica Ana Paula.
CHAPA 2 – A chapa OAB para Todos – Vamos Resgatar o que nos Une! tem como candidata a presidente Ionita de Oliveira Krügner, e os candidatos Paulo Roberto Demarchi (vice-presidente), Luís Eduardo Prado (secretário-geral), Percival Camargo (secretário-adjunto) e Ana Cecília de Mattos Caritá (tesoureira). “Com um time comprometido e experiente, nossa chapa busca construir uma OAB forte e transparente, priorizando a valorização da advocacia e o fortalecimento do papel institucional” destaca Ionita.
Propostas
Projeto Somos – Visa promover o fortalecimento da liderança feminina em diversos setores, destacando a importância da diversidade de gênero nas tomadas de decisões e no desenvolvimento da sociedade.
Homens Aliados – Objetiva transformar a educação machista, promover a conscientização e a ação de homens como aliados na luta contra a educação machista
Mentoria e Capacitação – Programa que ajude a jovem advocacia a desenvolver habilidades pessoais e profissionais, promovendo sua autoconfiança, empregabilidade e empoderamento.
Diálogos institucionais – Visando a criação de soluções conjuntas e ações integradas que beneficiem a classe e toda a comunidade.
Calendário anual de eventos – Semana em comemoração ao Dia Internacional da Mulher; Semana Jurídica com parceria com as Faculdades Claretianas; Jornada Maria da Penha e Praticar os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.
Oficinas de aperfeiçoamento e capacitação continuada – Proporcionar um programa de capacitação continuada e oficinas que permita aos profissionais adquirir novas habilidades, atualizar conhecimentos e desenvolver competências,
Canal de assédio – A criação de um canal de denúncia pode encorajar as vítimas a se manifestarem e buscar ajuda. Assédio e discriminação estão incluídos no rol de infrações ético-disciplinares.
Trabalhar para transformar o Anexo em Juizado de Violência Doméstica, incorporando o Necrim.
OAB Conecta – Propõe transformar a OAB Rio Claro em um ponto de encontro entre estudantes de direito em busca de estágio e escritórios de advocacia que ofereçam ou possam abrir vagas, entre outras ações.
Prerrogativas – Propomos uma oficina continuada de prerrogativas para o desenvolvimento constante e o fortalecimento dos profissionais da Comissão de Prerrogativas. Queremos compor essa comissão com advogados de todas as áreas, assegurando uma abordagem abrangente e qualificada nas questões de desrespeito às prerrogativas.