Em 2020, início da pandemia da Covid-19, os acidentes de trabalho graves subiram 40%

O treinamento é apenas parte de uma série de ações voltadas para a segurança do trabalho. A finalidade é óbvia: evitar acidentes e doenças do trabalho e, ainda, em empresas com uma cultura de segurança maior, a finalidade acaba sendo também evitar comportamentos de desvio.

A melhor maneira de prevenir acidentes de trabalho no dia-a-dia, é manter o ambiente de trabalho seguro contra os riscos ocupacionais e demais fatores que possam contribuir para o incidente ou acidente de trabalho. Os treinamentos realizados sobre segurança e saúde no trabalho envolvem a conscientização de empregados e empregadores a respeito do cumprimento das determinações impostas pelas legislações vigentes, como as Normas Regulamentadoras (portaria 3.214/98).

Ao realizar treinamentos de segurança do trabalho, a empresa tem como objetivo compartilhar com o empregado os procedimentos de segurança adotados para execução de determinada atividade durante o dia-a-dia de trabalho, ou seja, ensinar de maneira fácil e segura para todos os trabalhadores os procedimentos que devem ser adotados antes, durante e após a execução da atividade. Outro fator importante é a troca de experiência que o próprio trabalhador pode compartilhar nos momentos de treinamentos/DDS’s/SIPAT, palestras e outros.

Quanto maior a participação dos trabalhadores em treinamentos, maior a chance de assimilação do conteúdo e mudança de comportamento coletivo. As áreas/setores de maiores riscos, atualmente, no Brasil são de mineração, construção civil, trabalhos envolvendo altura, espaço confinado, eletricidade, serviços de prestação e assistência à saúde.

A TRABALHO SEGURO conta com equipe técnica profissional e Centro de Treinamentos próprio na Rua 10, nº 2727, Alto do Santana, para atender da melhor forma as empresas e trabalhadores.

CRÉDITOS: BLOG SEGURANÇA DO TRABALHO NWN E BLOG SEGURANÇA DO TRABALHO NET

Divulgação: