Em Rio Claro, homicídios estão ligados a ‘acerto de contas’

Carine Corrêa

Segurança Pública conta com atuação da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil

Enquanto que no primeiro de semestre de 2015 foram registrados 6 assassinatos em Rio Claro, neste ano esse número subiu para 13, o que representa um aumento de 116%. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Em 2014, foram 16 mortes violentas na cidade no mesmo período.

“Infelizmente esses casos estão ligados a ‘acertos de contas’ e crimes passionais. Desse número temos de seis a sete casos esclarecidos com autoria definida e estão relacionados com problemas com drogas e crime passional. Os demais que ainda não chegamos à autoria, certamente estão ligados nesta linha de acerto de contas e pessoas envolvidas no crime”, avalia Alvaro Santucci Noventa Jr.

A cidade teve queda expressiva em outros índices do mesmo comparativo. Número de mortes no trânsito reduziu-se em 37% no semestre: neste ano foram 5 mortes, contra 8 no ano passado. Ocorrências de tentativa de homicídio também diminuíram. Neste ano foram 9 casos contra 14 do comparativo semestral. Casos de estupro reduziram-se em 30% no município. Enquanto que em 2015 foram contabilizadas 26 ocorrências, no primeiro semestre deste ano foram 18. Furtos de veículos diminuíram em 15%: 324 registros no primeiro semestre de 2016 contra 383 no primeiro semestre do ano passado.

No entanto, roubos de veículo subiram 30% na Cidade Azul. Foram 126 queixas apresentadas na polícia em 2015 e 165 contabilizadas neste ano. Sobre o aumento no número de homicídios, a PM comentou por meio do oficial capitão Sabino que ‘as causas de aumento da criminalidade independem da ação da Polícia Militar, pois, apesar do número de prisões e armas terem aumentado, o número de crimes também aumentou’.

Investigação

Polícia Militar de Rio Claro enfatiza que redução da criminalidade também está ligada às investigações. “Os trabalhos são cruciais para a redução.”

Redação JC: