Profissionais que atuam na área de educação, saúde e desenvolvimento social, nos setores público e privado participam na sexta-feira (23) do Encontro Valorização da Vida. A atividade faz parte da programação da campanha Setembro Amarelo, com prevenção ao suicídio.
“O encontro irá debater a prevenção ao suicídio e discutir políticas públicas para aperfeiçoar as ações realizadas no atendimento à população”, observa Nathalia Rodrigues, responsável pelo setor de saúde mental da Fundação Municipal de Saúde. “Todos os profissionais que atuam na rede de cuidados estão convidados a participarem”, acrescenta. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail ses@rc.saude-rioclaro.org.br. A atividade é resultado de parceria da Fundação de Saúde com o Hospital Psiquiátrico Itupeva.
O credenciamento será às 8 horas; às 8h30 será formada a mesa de abertura. Em seguida, às 9 horas haverá palestra com o fisioterapeuta Lucas Pascolino, doutor em Ciências pelo Instituto do Coração. Às 9h30 a atividade será conduzida pelo psiquiatra Ruy Mendes Filho, supervisor clínico do hospital psiquiátrico de Itupeva. Às 11 horas serão realizados os debates e ao meio-dia o encerramento.
A programação do Setembro Amarelo tem também atividades ministradas por psicólogos em unidades de saúde. Essas palestras são abertas à população.
Nesta terça-feira (20), a partir das 14 horas, a atividade será na unidade de saúde da Avenida 29. No dia 21, às 9h30, haverá palestra na unidade de saúde do Wenzel. No dia 22, às 9 horas, será na UBS do Cervezão e às 10 horas na UBS Vila Cristina.
O tema da campanha Setembro Amarelo neste ano é “A vida é a melhor escolha”. Ao longo do mês a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realiza atividades chamando a atenção para a importância do assunto.