Matheus Pezzotti
A equipe de atletismo de Rio Claro, que tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes (Seme), das Faculdades Anhanguera e da BSports, iniciou, no último sábado (5), a temporada 2014, ao participar do Torneio da Federação Paulista de Atletismo (FPA), disputado na pista de atletismo do Ibirapuera, em São Paulo.
Os destaques da equipe foram os irmãos rio-clarenses Davi e Daniel Alcântara, que na prova dos 1.500 metros conquistaram respectivamente o sexto e sétimo lugares e já estão garantidos nos Jogos Abertos do Interior, ao fecharem a prova com marca de 3 minutos e 58 segundos, já que o índice é de 4 minutos.
Outro destaque da equipe, que também garantiu vaga nos Jogos Abertos, foi Débora dos Santos nos 400 metros sob barreiras que, após um ano afastada das pistas devido a uma séria lesão no pé, retornou às competições em grande estilo, conquistando o terceiro lugar, também garantindo índice para o Troféu Brasil de Atletismo, que é a principal competição do país.
Na competição, a equipe também promoveu a estreia de Lidiana Cittadini. Formada nas categorias de base, a atleta rio-clarense disputou os 400 metros e conquistou uma expressiva marca, deixando-a entre as dez melhores do Brasil na categoria Menor.
Por ser a primeira prova do ano, foram boas marcas, ainda mais pelo fato da equipe não competir desde os Jogos Abertos do ano passado. Teremos muitas provas para disputar na temporada e a tendência é que os tempos melhorem e os atletas que não conseguiram índice se aproximem cada vez mais das marcas, resume o técnico da equipe rio-clarense, Guilherme Pizzirani.
A atleta Isabela Santana disputou a prova dos 100 metros, terminando com o tempo de 12 segundo e 64 centésimos, mas ainda não atingiu índice para os Jogos Abertos, que é de 12 segundos e 28 centésimos. Nesta temporada, a equipe vai contar com aproximadamente 50 atletas para as disputas dos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, além de um grupo de aproximadamente 14 atletas paralímpicos.
O principal objetivo na temporada é fazer com que a equipe mantenha sua posição de terceira melhor da região, buscando cada vez mais diminuir a diferença para as cidades de Campinas e Americana, que são grandes potências da modalidade, além de classificar alguns atletas para a seleção brasileira em diversas modalidades, finaliza Pizzirani.
O próximo desafio da equipe será a disputa do Campeonato Federação Paulista de Atletismo (FPA) nos dias 19 e 20 de abril, inicialmente marcado para São Bernardo do Campo.