Matheus Pezzotti
Apesar do cheerleading (animação de torcida) não ser muito divulgado no Brasil, já é tradicional em vários países e vem crescendo em todo o mundo.
O cheerleading é um esporte complexo, conhecido por suas coreografias compostas por dança, stunts (levantamentos), pirâmides, acrobacias, saltos e baskets (jogadas altas) que exigem treinos intensos e habilidade.
A equipe Deliders Cheerleading, da Unesp de Rio Claro, participa de treinamento intensivo realizado pela União Brasileira de Cheerleaders (UBC), em Ribeirão Preto, neste final de semana.
O time conquistou quatro medalhas no III Campeonato Brasileiro de Cheerleading em 2013 e está se preparando desde o início deste ano para participar novamente do nacional.
“Como tivemos 100% de aproveitamento e trouxemos quatro medalhas de ouro para casa no campeonato passado, a expectativa é muito mais forte e, com isso, os treinos também estão sendo”, diz o atleta Igor Domingues.
Focada em repetir o feito do último campeonato, a equipe tem realizado treinos intensos na cidade e, para aprimorar a técnica do cheerleading, desde a última sexta-feira (1º) até o próximo domingo (3), se reúne com outras equipes do país em um acampamento administrado por técnicos estrangeiros. Neste evento, serão selecionados atletas para comporem a seleção brasileira, visando a participação no Campeonato Mundial de 2015, chamado ICU Worlds.
Além dos treinos, a equipe tem se dedicado à aquisição de verba para a realização destes treinamentos, contando com a ajuda dos cidadãos rio-clarenses nos semáforos da cidade.
“O apoio que tivemos foi fundamental. Sentimos o quanto confiam e gostam do nosso trabalho, através do carinho demonstrado nas ruas. Sem este apoio com certeza não estaríamos onde estamos hoje”, afirma Letícia Costa, uma das coordenadoras do grupo.