Escola de Rio Claro trabalha sociabilidade e explora recursos da escrita

Divulgação

Os alunos das classes de Maternal I da Escola Municipal Profª Maria Isabel Soares estão participando de diversas atividades que envolvem escrita, situações extraclasse e integração com as famílias. Neste contexto, são realizadas vistas a locais situados nos arredores da escola, tais como Escola Municipal Antonio Maria Marrote e Centro Social Urbano Mitiko Nevoeiro, nos quais as crianças podem brincar em parques e espaços amplos e arborizados, enriquecendo assim suas experiências escolares diárias.

 Além disso, são realizados importantes momentos de integração entre a escola e a família, com destaque a datas significativas para a comunidade escolar, tais como aniversário da escola e Dia das Mães.

Outro ponto importante como parte deste trabalho é que os pequenos participam de atividades envolvendo a escrita, ou seja, são elaborados coletivamente cartas, bilhetes e cartazes com a finalidade de realizar intercâmbio com os locais a serem visitados, solicitando autorização e fazendo, dentre outros aspectos. A utilização da escrita envolve ainda a comunicação das crianças com seus próprios pais ou responsáveis na divulgação dos eventos e das atividades escolares.

A escrita é trabalhada em sala de aula de modo coletivo, com os registros sendo feitos pelas educadoras com a “assinatura” das crianças, e também pelos próprios alunos, que podem escrever a sua própria maneira. Deste modo, os alunos, desde muito cedo, conhecem a escrita enquanto uma importante ferramenta na vida de todos, em um processo no interior do qual a mesma vai sendo compreendida, construída e vivenciada de modo alegre e prazeroso, o que certamente repercutirá positivamente na futura vida escolar e social de cada um.

 Enfim, os alunos estão sendo contemplados, de modo rico e significativo, com um trabalho pedagógico que envolve o lúdico, a diversão e o prazer em conhecer e vivenciar a escrita. A Escola Municipal Profª Maria Isabel Soares situa-se no Bairro do Estádio e foi inaugurada há dois anos para o atendimento a 54 crianças da Etapa I da Educação Infantil, em período integral.

Redação JC: