Escolas mudam calendário para liberar alunos nos dias de jogos

Ednéia Silva

Prefeitura deve definir nos próximos dias o horário das escolas municipais nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo

A Copa do Mundo 2014, que será realizada de 12 de junho a 13 de julho no Brasil, vai alterar a rotina de muitos setores. As escolas também anunciaram mudanças no calendário, com o objetivo de liberar os alunos para assistir aos jogos do mundial de futebol.

As escolas da rede estadual de ensino anteciparam as férias do meio do ano. As aulas tiveram início no dia 27 de janeiro com previsão de término na segunda quinzena de dezembro. Também haverá uma semana de recesso de 13 a 19 de outubro para que o segundo semestre não seja tão longo, se comparado ao primeiro.

Na rede municipal de ensino o calendário das aulas nos dias de jogos ainda não foi definido. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, “os horários de aulas na rede pública municipal de ensino de Rio Claro nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol serão adequados ao expediente dos demais serviços públicos municipais nessas datas, o que deverá ser definido nos próximos dias”.

Na rede particular de ensino, cada escola tem autonomia para definir seu calendário, desde que cumpra os 200 dias letivos. O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo, que representa 9.914 escolas, orientou as instituições a manterem os 30 dias de férias em julho. A entidade sugeriu um calendário que pode ser adotado pelas escolas, com recesso entre os dias 1º e 30 de julho. Na rede privada, o ano letivo começou no dia 27 de janeiro com término previsto para 20 de dezembro.

Redação JC: