Escritor rio-clarense lança livro neste domingo

Divulgação

Lucas Puntel Carrasco lança livro de crônicas neste domingo (14) no Casarão da Cultura

O lançamento do livro “Ensaio do esquecimento e outras crônicas”, de Lucas Puntel Carrasco, será realizado neste domingo (14) no Casarão da Cultura. A atividade acontecerá das 17 às 22 horas e contará com apresentação musical do trio Sessão Experimental, que levará ao público interpretações de jazz e funk. O trio é composto por Tales de Mileto (sax e flauta), Felipe Gianei (baixo) e Léo Bortolin (bateria). A entrada é franca.

O livro “Ensaio do esquecimento e outras crônicas” apresenta ao leitor retratos do dia-a-dia, reflexões bem-humoradas, memórias pessoais e histórias publicadas em revistas e jornais em anos recentes. As crônicas permitem ao público que passeie por temas como um velho que esqueceu como parava de andar; a Rio Claro do século 19; um roteiro de Woody Allen filmado no coreto da praça; o livro de Gênesis reescrito pela imaginação de uma criança; e a mecânica do sorriso de orelha a orelha.

Para Jaime Leitão “as crônicas deste livro nos fazem saborear a vida… Seu olhar percebe o humano na alegria, na dor e no esquecimento”.

O livro incluiu histórias como: Que sonhos uma trupe mambembe leva na bagagem?; Os rio-clarenses na cúpula da Semana de Arte Moderna de 22; Um videogame que simula o engarrafamento das metrópoles; Personagens bíblicos desembarcam em plena cidade; e Os segredos do tronco retorcido de um bonsai.

Segundo Sandra Baldessin, que assina a apresentação do livro, ler essas histórias “é como adentrar o pórtico para as delicadezas do cotidiano, para as delicadezas da alma do autor, para o mosaico fascinante das suas ideias”.

“Dá-me prazer ler e reler o que escreve no jornal. Sua ironia e natural bom humor permitem prever que esta obra cairá no gosto do público”, afirma David Chagas, nas orelhas do livro.

Lucas Puntel Carrasco

O autor nasceu em Rio Claro no Natal de 1979. Cresceu no interior, entre Campinas, Ribeirão Preto e sua cidade de origem. Em São Paulo, publicou Coisa-feita (2012) e em 2013 foi premiado no concurso de haicais da Companhia das Letras. Lançou também os infantojuvenis Ingoma, o menino e o tambor (2010) e Pindá, a menina do mar (prêmio ProAC 2007). Editor e pesquisador de PretoBrás: canções e histórias de Itamar Assumpção (2006), o autor colabora nas revistas Almanaque Brasil, Cinema Caipira, Germina Literatura, Revista do Arquivo e Jornal Cidade.

Durante o lançamento do livro “Ensaio do esquecimento” haverá apresentação de um trio de jazz, às 19h
Redação JC: