Divulgação
Os alunos do 3º ano do Ensino Médio já podem se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio, as inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do Inep até 19 de maio. Os alunos da rede estadual de ensino têm isenção da taxa da avaliação, que será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro.
Para se inscrever, os candidatos devem preencher um formulário com informações pessoais, fornecendo RG, CPF e data de nascimento, além de números de telefone. O sistema vai gerar um usuário e senha para que o aluno acompanhe o andamento da inscrição.
Mudanças no Enem 2017
Diferente das edições anteriores, neste ano, os candidatos devem se preparar para realizar a provas em dois domingos consecutivos.
No primeiro domingo a prova conterá questões de Linguagens, ciências humanas e redação, com duração de cinco horas. No segundo, os estudantes serão avaliados nas questões de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova.
Para quem solicita isenção na taxa de inscrição as regras também mudaram, passa a valer também para os estudantes que tiverem cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). Caso o candidato isento não compareça e não justifique sua ausência, perderá o direito ao benefício no ano seguinte.
Outra alteração importante e que os alunos devem estar atentos, é que o Enem 2017 não valerá como certificado do Ensino Médio.
Requisitos básicos
Para se inscrever em um dos cursos técnicos oferecidos no segundo semestre, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio regular. Aquele que já concluiu ou está fazendo a Educação de Jovens e Adultos – EJA precisa ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, a declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA e ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA.
As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, até 12 de maio – no último dia, o prazo termina às 15 horas. O Manual do Candidato estará disponível no site para download.
Na hora da inscrição, o candidato ao primeiro módulo do Ensino Técnico, presencial e semipresencial, pode colocar como segunda opção outro curso ou período desde que oferecido na mesma unidade para a qual vai se inscrever. É preciso preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição. O valor deve ser pago em dinheiro, em qualquer agência bancária.