Wagner Gonçalves
No próximo dia 17 de junho, haverá o lançamento do livro de Elisandra Pauleli “Betinho, o porquinho cenógrafo”, pela Editoria Eureka. A obra é direcionada ao público infantil e trata de temas relacionados ao bullying, principalmente nas escolas. Comercializado nos países estrangeiros que falam o português, a expectativa é de grande repercussão e, possivelmente, será traduzido para outras duas línguas.
A iniciativa partiu da estudante de pedagogia da Faculdade Anhanguera de Rio Claro, Elisandra Pauleli, que decidiu transformar em uma história infantil os problemas enfrentados nas escolas, no convívio entre as crianças. O enredo conta, por meio de belas ilustrações, sobre Betinho, um porquinho que estuda numa escola tradicional, mas tem hábitos que fogem do senso comum: usa roupas com cores extravagantes e gosta muito de artes, em especial de produzir cenários para teatro. Por ser diferente, sofre com gozações de colegas e acaba se isolando.
De acordo com a psicóloga Ana Maria Betetto, que fez o prefácio da obra, o bullying é o comportamento de criticar de maneira repetitiva, como deboche, de modo a humilhar o outro pela condição de ser diferente. “O livro trabalha com as questões de solidariedade com o próximo e destaca a importância de respeitar as diferenças”, destacou sobre a importância da temática em combater preconceitos.
As apostas são de grande sucesso para a publicação do livro, destinado especialmente para crianças de três a 12 anos, pois a Editora Eureka se propôs a, a partir de uma meta de exemplares produzidos, traduzir a obra para as línguas inglesa e espanhola, de modo a expandir a divulgação nos países europeus. Atualmente, a história de Betinho, editada pela Editora Fiado, de Lisboa (Portugal), já é comercializada na África do Sul e Cabo Verde, onde se fala o português.
Para os que desejam conhecer mais sobre a história de Betinho, o livro será lançado na próxima terça-feira (17), no Boulevard dos Jardins, na Rua 9 CJ, nº 411, sala 23, Cidade Jardim, na sede da Livraria Eureka, a partir das 19h30. Na ocasião, a autora do livro e a psicóloga estarão no local para esclarecer a finalidade da publicação e a importância de tratar desses assuntos com o público infantil.