Estudantes do curso de medicina da Universidade Santo Amaro (Unisa) são investigados pela DIG de São Carlos após um vídeo, onde aparecem simulando atos sexuais durante um jogo feminino de vôlei, ganhar notoriedade e ser amplamente divulgado. A gravação aconteceu durante um campeonato universitário em São Carlos em abril deste ano, porém as imagens vieram a público somente nesta semana.
Alguns participantes dos atos já foram identificados e expulsos pela direção da universidade, que divulgou a seguinte nota: “Assim que tomou conhecimento de tais fatos, mesmo tendo esses ocorrido fora de dependências da Unisa e sem responsabilidade da mesma sobre tais competições, a Instituição aplicou sua sanção mais severa prevista em regimento”.
Camilo Santana, ministro da Educação, emitiu uma nota oficial informando que notificou a Universidade Santo Amaro (Unisa) em relação ao incidente de “masturbação coletiva” envolvendo estudantes do curso de medicina. A Unisa tem prazo de 15 dias para informar quais as providências tomadas: “Em relação ao episódio que envolveu estudantes do curso de medicina da Universidade de Santo Amaro (Unisa), durante partida de vôlei feminino, o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), já notificou a instituição para apurar quais as providências tomadas pela Unisa em relação aos fatos ocorridos, sob pena de abertura de procedimento de supervisão e adoção de medidas disciplinares”.