Estudantes relatam casos de roubos na região da Unesp de RC

Câmpus da Unesp no bairro Bela Vista, em Rio Claro.

A criminalidade está presente em praticamente todos os cantos do país e em Rio Claro não seria diferente. Mas a situação pela qual diversos estudantes estão passando chama a atenção. “Estamos enfrentando diversos problemas em relação a segurança na região universidade. Muitos casos de assaltos estão sendo relatados dentro do nosso grupo. Algumas vítimas costumam fazer boletim de ocorrência, mas em algumas situações os crimes não são registrados”, relata estudante da Unesp que foi vítima de roubo e organiza os dados dos casos.

Segundo a reclamação os casos estão acontecendo pelos bairros Bela Vista, Indaiá, Vila Alemã e em sua maioria são roubos. “Já tivemos alguns casos de furtos de bicicletas, por exemplo, alguns até mesmo na universidade, mas a maioria deles acontecem quando estamos indo ou voltando, durante o trajeto”, narra.

Os crimes são cometidos mesmo a luz do dia, as vítimas são abordadas de forma rápida, onde os criminosos entoam ameaças. Algumas vezes o crime é cometido sozinho outras não. “Eles chegam nos abordando, fazendo ameaças e quem consegue esconder o que tem, não perde o bem, mas a maioria não consegue. São levadas bicicletas, celulares e principalmente as mochilas”, precisamos de uma providência, finalizou.

PREFEITURA

Em nota, a Prefeitura de Rio Claro informa que as pessoas devem nesses casos acionar a Polícia Militar, responsável pela segurança pública, e registrar boletim de ocorrência. A Guarda Civil dá apoio ao trabalho da PM sempre que solicitada.

O QUE DIZ A PM

Segundo a Polícia Militar, neste mês de junho foram constatadas duas ocorrências nas proximidades da Unesp, onde as vítimas tiveram seus pertences subtraídos, em nenhum dos casos as vítimas visualizaram arma de fogo. Cabe ressaltar que não foram verificados registros de ocorrência de natureza roubo nas dependências da Universidade, sendo essas ocorrências verificadas apenas em via pública (área externa).

“Em razão de tais fatos, a Polícia Militar através dos diversos programas de policiamento tem intensificado as ações ostensivas buscando garantir a ordem pública e consequente sensação de segurança. Ressaltamos ainda que em nossas redes sociais bem como através dos grupos de Vizinhança Solidária reforçamos constantemente as orientações preventivas buscando fortalecer o nosso compromisso com o cidadão no que se refere às questões de segurança pública. Destacamos ainda a importância do 190 em razão do cometimento ou da constatação de atividades suspeitas permitindo o rápido atendimento realizado pela Polícia Militar, bem como, a eficiência de emprego dos meios operacionais disponíveis, garantindo o rápido atendimento ao cidadão”, finaliza.

Laura Tesseti: