Ex-presidente Lula obtém liminar contra rio-clarense após mensagens na web

O diretório nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) noticiou em sua página oficial que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve na Justiça uma liminar contra o rio-clarense Erci Duarte Junior, que foi candidato a vereador em Santa Gertrudes, pelo Patriota. Segundo informa a decisão, o munícipe está proibido de veicular, encaminhar ou publicar qualquer tipo de mensagem que ameace ou ofenda a integridade do petista.

O ex-presidente acionou o Tribunal de Justiça após o jovem supostamente divulgar mensagens nas redes sociais em tons de ameaça a Lula, que comemorou a liminar em sua página citando “A Justiça sendo feita”. De acordo com o PT, em seu site oficial, Erci teria publicado em um grupo no WhatsApp mensagens com teor sobre supostas ameaças contra o ex-presidente através de textos sobre tiros e com uma imagem que mostraria o rosto de Lula alvejado. O Jornal Cidade teve acesso ao processo na classe de crimes de calúnia, injúria e difamação.

Em declaração à reportagem do JC, o ex-candidato a vereador afirmou que irá recorrer da decisão e assumiu que teria feito uma ‘brincadeira’ em um grupo no aplicativo de mensagens após utilizar uma pistola de chumbinho para fazer ‘tiro ao alvo’ com a foto do ex-presidente Lula e enviar a foto da ação para os amigos.

Ele se defende, declarando “não fiz apologia ao crime contra o ex-presidente. Tenho minhas divergências, mas nem a favor da pena de morte eu sou. Usei a foto do Lula como alvo, pois meus alvos tinham acabado e só tinha imagem dele, mas poderia ter sido qualquer uma”. Apesar de noticiado pelo PT como vereador, conforme citado nesta reportagem, o rio-clarense foi candidato ao posto na Câmara Municipal da cidade vizinha em 2020, não sendo eleito.

Lucas Calore: