Laura Tesseti
Teve início nessa segunda-feira (2) e vai até o dia 7 de maio a exposição Aprendendo com Anne Frank – histórias que ensinam valores, no Senac Rio Claro. O evento gratuito retrata, de forma educativa, a história da adolescente de origem judaica Anne Frank dentro do contexto da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto.
A mostra é composta por painéis que trazem fatos importantes da vida da jovem e informações sobre as pessoas que a ajudaram na cidade de Amsterdã, inclusive no Anexo Secreto.
PROGRAMAÇÃO
Além do material exposto, diversas atividades acontecem ao longo da semana. Nesta terça-feira (3), das 19h30 às 21h30, no Auditório do Senac, será exibida a palestra/teleconferência com o rabino americano Jacques Cukierkorn e Renata Chazak, com o tema “Holocausto e Judaísmo: os judeus e a paz”.
Já no dia 4 de maio, das 14 às 16, também no auditório, palestra com Lúcia Chermont, com o tema “Holocausto e as reflexões do tempo presente”. No mesmo dia, às 16 horas, apresentação do musical Pet Trampolim, com o tema “Cultura de Paz”.
Na quinta-feira (5), às 15 horas, tem a peça Vida de Anne Frank, com alunos da turma Aprendizagem e às 19h30, palestra com Conrado Ferranti Bichara, tratando o tema “O Totalitarismo e a Destruição da Individualidade”. Sexta-feira (6), acontece novamente a apresentação da peça, às 16h30 e às 19h30, e a exibição do filme “Minha queria Anne Frank”. O encerramento será no sábado (7).
Anne Frank
Annelies Marie Frank foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto. Ela se tornou uma das figuras mais discutíveis do século XX após a publicação do Diário de Anne Frank, em 1947. Anne nasceu em 12 de junho de 1929 e faleceu em 1945.