Laura Tesseti
Um ano novo chegou e junto dele novas oportunidades. Não importa qual seja o objetivo e nem a direção a seguir, mas o fato é que muitas pessoas costumam aproveitar o gás dos novos dias para colocar em prática alguns planos novos e também alguns que já foram feitos, mas deixados de lado por motivos de força maior.
João Batista Arena, professor universitário, mestre em administração e consultor empresarial, explica como é possível colocar em prática os sonhos sem que eles fiquem sendo postergados. “O primeiro passo é termos um objetivo claro do que queremos fazer, logo depois quantificar o que queremos realizar e estipular um prazo para essa meta.”
O consultor fala que o cérebro registra essas informações e acaba sendo mais fácil de “trabalhar” com os objetivos propostos. “A criação de uma rotina e de uma programação faz toda diferença e, quando dividimos o tempo da nossa meta a ser alcançada, podemos observar os resultados antes mesmo do fim. Um exemplo claro é a dieta. Muita gente costuma falar que pretende emagrecer num certo período. Ao invés de você pensar ‘vou emagrecer oito quilos em quatro meses’, você pode pensar em emagrecer dois quilos por mês. Sua meta continua sendo oito, mas o resultado é gradual e perceptível.”
FINANÇAS
A primeira dica de Arena em relação às finanças é: “sente-se com a família e faça um programa, reúna todos os gastos e toda a renda e juntos pensem em maneiras de economizar. É fundamental que todos saibam seu papel e que contribuam para a meta”. O professor fala ainda que a mudança precisa começar de dentro para fora e que todos precisam de recompensas quando estão realizando um trabalho eficaz. “Conseguiu economizar R$ 500,00 durante um mês em casa, pegue R$ 100,00 desse dinheiro e faça um churrasco para a família. Além de harmonizar, mostra a compensação”, finaliza.
Praticidade
A partir do momento em que a meta está estabelecida e as ações estão programadas para o sucesso dos planos, é fundamental que a cada semana uma reavaliação seja feita. “Isso torna as pessoas mais práticas e menos teóricas, pois conseguem observar os resultados”, fala Arena.