Carine Corrêa
A Prefeitura de Rio Claro emitiu um comunicado aos alunos da rede de ensino, informando sobre o risco de febre maculosa na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena). A informação foi confirmada pelo governo municipal, que informou que o tempo seco propicia a proliferação dos carrapatos, que são os agentes transmissores da doença.
“Existe uma área na Floresta Estadual em que capivaras circulam livremente, por isso o alerta preventivo para se evitar o local, a fim de que não haja qualquer incidente, inclusive com crianças”, alerta a nota da prefeitura. Animais como bois, cães e capivaras são alguns dos hospedeiros do carrapato: “Há muito tempo essa doença não é registrada em humanos no município de Rio Claro”, informa a prefeitura.
A Fundação Florestal (FF), responsável pela gestão da floresta, informou que a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) acompanha o controle de infestação por meio de monitoramento dos animais. As pessoas que visitam o antigo Horto Florestal ainda recebem orientação da equipe de Educação Ambiental da Feena sobre áreas com risco de infestação e os cuidados ao se andar por grama alta, próximo de locais úmidos e beira de córregos, onde pode ocorrer o carrapato.
“Na unidade de conservação, a orientação é para que o público respeite às orientações e evite contato direto com os animais”, diz a Fundação por meio da assessoria de imprensa. Para orientar o público, a administração do antigo Horto Florestal está implantando placas de orientação: “As placas estão em fase final de execução e início de implantação na floresta”, finaliza a FF.