Fiéis mantêm tradição dos tapetes de Corpus Christi

Adriel Arvolea

Nesta quinta-feira (20), a Igreja Católica celebra Corpus Christi. É neste dia que o Corpo do Senhor Jesus presente no Santíssimo Sacramento caminha junto ao povo para que seja adorado e exaltado. A solenidade é considerada uma das mais importantes da Liturgia Católica.

Tradicionalmente, para a procissão de Corpus Christi são confeccionados tapetes decorativos. É comum a realização de belos tapetes feitos com os mais diversos materiais, como pó de café, casca de ovos, pipoca, papelão, tampinhas de garrafas, serragem, entre outros produtos. Com criatividade, os membros de diversas paróquias se unem para fazer belos tapetes nas ruas próximas às igrejas matrizes, por onde o corpo do Senhor Jesus passará.

Em Rio Claro, a paróquia Nossa Senhora Aparecida mantém a tradição dos tapetes coloridos. Neste ano, serão confeccionados 1.500 metros. O trabalho terá início às 6h, com missa no Lago Azul às 16h.

“Serão confeccionados, aproximadamente, 1.500 metros de tapetes coloridos, com símbolos em alusão ao Cristianismo. O material usado é serragem tingida, borra de pó de café usado, trigo vencido, areia, entre outros”, explica o padre Renato.

Cerca de 300 pessoas estarão envolvidas diretamente nos trabalhos. São membros das 23 pastorais e vários visitantes que chegam e começam a auxiliar na confecção ao longo do percurso, que começa na Avenida 42 com Rua 1-A. Com criatividade, se unem para fazer belos tapetes nas ruas.

Dentro das festividades de Corpus Christi, o bispo diocesano dom Fernando Mason presidirá, às 17h, a Celebração Eucarística na Estação da Paulista, em Piracicaba. A missa será concelebrada por todos os sacerdotes das nove paróquias que compõem a Região Pastoral Piracicaba 1 e a expectativa é ter a participação de aproximadamente 3.000 pessoas. Ao final da missa, todos seguirão em procissão rumo à Sé Catedral Santo Antônio.

O trajeto terá início na Avenida Dr. Paulo de Moraes, descerá a Rua Governador Pedro de Toledo até a Rua Morais Barros, chegando à Praça da Catedral. Já dentro da Catedral Santo Antônio, dom Fernando fará a adoração do Santíssimo Sacramento e a bênção solene. (com informações da Diocese de Piracicaba)

Adriel Arvolea: