Fabíola Cunha
O Grupo Kino-Olho iniciou no último fim de semana as gravações de um filme de ficção que tem como cenário a tradicional Feira do Cervezão, na região norte de Rio Claro.
A ideia para o filme deriva de um documentário, feito há quatro anos (”Feira Livre do Cervezão”): “Achamos muito interessante o ambiente e o estilo das pessoas que frequentavam o local, percebendo que o ambiente, perfil estético desses personagens e o carisma deles muito contribuiriam para a construção de uma narrativa de ficção”, explica a produtora Cláudia do Canto.
Sob direção de João Paulo Miranda, o filme conta a história de um garoto que, aos 10 anos, deve enfrentar um desafio para poder comprar o primeiro brinquedo.
Cláudia explica que o grande fluxo de pessoas, as vozes, cores, animais, alimentos, etc., são as características mais interessantes da feira, mas também das mais desafiadoras para gravação:”Há três meses estamos pensando em cada cena do roteiro, elenco e aspectos técnicos que poderiam prejudicar a gravação de uma externa, em um ambiente de bastante fluxo de pessoas e carros”, diz.
O projeto, aprovado pela Lei Rouanet, captou recursos em empresas da cidade para viabilizar a produção, que tem 15 pessoas na equipe técnica – 30 no total. As filmagens seguem nos próximos dois domingos, “para mostrar os diálogos que a própria feira possui, com a espontaneidade e carisma desses personagens”, finaliza Claudia.