Lourenço Favari
Nara Olivog, que vive em Rio Claro desde 2008, não se considera modelo, mas desenvolve diversos trabalhos artísticos com o fotógrafo Ariel Gricio
Nara Olivog, que vive em Rio Claro desde 2008, foi destaque em foto artística de Ariel Gricio no site da revista Vogue italiana, na sessão PhotoVogue – Le Tue Photo Su Vogue. Com o título Signora Spaventapasseri (Senhora Espantalho, em tradução livre), faz parte do terceiro ensaio feito com o fotógrafo, que é natural de Jaboticabal.
“Muitos colegas meus da ecologia e da biologia têm alguma relação forte com a arte, acredito que estudar a vida seja algo poético e sensível também” – Nara Olivog.
Aos 25 anos, Nara é graduada em ecologia, mestre em botânica pela Unesp de Rio Claro e já realizou alguns trabalhos ao lado de Gricio. “Não trabalho como modelo. Eu e o Ariel nos conhecemos quando ele me fotografou em um show e viramos grandes amigos. Isso foi há quase sete anos. Temos um vínculo artístico muito forte, fazemos alguns projetos juntos e eu modelo para ele desde então”, disse.
Natural de Marília, ela passou a primeira infância em Assis e conta que sempre teve estreita ligação com a arte. “Quando mais nova eu dançava, cantava e pintava. Sempre gostei de escrever e de fotografia. Me afastei um pouco quando entrei mais a fundo na pesquisa e o dia a dia ficou mais corrido, mas a arte ainda é meu refúgio, minha libertação”, frisa.
Sobre os trabalhos com Gricio, Nara comenta: “Fizemos três projetos fotográficos juntos, entre outros projetos de vídeos, poesia e música, e esta foto é do projeto mais recente”.
ENSAIO
Em entrevista, Ariel Gricio explicou que a foto compõe um ensaio sensual artístico. “São trabalhos de inspiração que surgem ao acaso, e que de alguma forma tomam proporções um pouco maiores que talvez até esperávamos”, relata.
Ele destacou ainda a importância da publicação da foto na Vogue e o que representa para seu trabalho. “Lá conquistei meu portfólio e já possuo quatro [fotos] publicadas. Esta da Nara não foi uma surpresa, pois desde o início almejávamos isso, mas a emoção de ver a imagem lá, postada pro mundo todo, é indescritível”, comenta.
“De fato é mais uma conquista que soma na divulgação e na conquista de novos horizontes” – Ariel Gricio.
Gricio conta que Nara foi a primeira mulher que fotografou. “A Nara é incrível. Além de doce é de uma simpatia sem igual e, além disso, de fato acredita em meu trabalho. Inclusive foi a primeira mulher que fotografei, isso lá no ano de 2008”, completa. O ensaio completo com Nara e outros trabalhos de Gricio podem ser vistos no site www.arielgricio.com.