“VIDA DE BONECO – Uma grande aventura musical” será apresentado em dois horários, com entrada solidária, no Grupo Ginástico
A Orquestra Filarmônica de Rio Claro está de volta com um concerto que vai agradar adultos e crianças. “Vida de Boneco -Uma grande aventura musical”, composta pelo maestro e pianista Luciano Filho. O concerto acontece em parceria com a Orquestra Sinfônica de Americana, neste domingo, 20 de outubro, no Grupo Ginástico, Rua 2, 941, no Centro, em duas apresentações, às 17h e às 19h.
A obra criada especialmente para o Dia das Crianças, foi baseada nas experiências vividas pelo compositor enquanto educador no projeto musical realizado na Casa das Crianças, em Rio Claro. Escrita para grande orquestra, os bonecos “ganham vida no palco”, interagem com a plateia e conduzem uma história mágica onde terão que aprender a fazer escolhas e reconhecer a importância de aprender a tomar decisões.
Segundo Luciano Filho, “através da arte podemos levar consciência para as crianças de situações que podem ocorrer no cotidiano, por isso incentivamos que levem seus filhos, sobrinhos e amigos para que participem conosco dessa grande aventura que une música e o teatro de fantoches.”
Usando bonecos e efeitos visuais, que pertencem ao mundo atual, Luciano criou um ambiente de acesso e atenção para as crianças, e até mesmo para adultos. “Durante o projeto eu via as crianças mudarem comportamentos e desenvolverem sensibilidade, não só na música, mas no convívio social”, relembra.
O teatro de bonecos é uma forma muito utilizada por educadores como ferramenta de auxílio no desenvolvimento das crianças em diferentes idades e promove a imaginação e criatividade. No teatro, tende a ser ainda mais antiga que os próprios atores, já que os chineses usavam essa técnica há mais de mil anos antes de Cristo.
A temporada 2024 da Orquestra Filarmônica tem o patrocínio da Whirlpool pela Lei Rouanet e apoio cultural, pela Lei Municipal de Incentivo, de Barbo Construtora, Xavier Camargo Imóveis, Casa do Construtor, Estrutura Dinâmica, Sapataria Lago Azul, Sobradão Eventos e Jog Instrumentos Musicais, além da colaboração da Secretaria Municipal de Cultura.
Como acontece tradicionalmente, a organização pede 1 kg de alimento como contribuição voluntária para doação ao Fundo Social do Município.