Sidney Navas
O trânsito é feito por todos nós, mas alguns preferem ignorar as leis e, por isso, os acidentes ainda continuam. Em Rio Claro, segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Wlademir Walter, a situação não é diferente da do resto do País, mas com um dado que chama a atenção.
“Aqui, cerca de 80% das ocorrências atendidas pela corporação envolvem os motociclistas. Boa parte não respeita a sinalização e avança o sinal de ‘PARE’ e o sinal vermelho dos semáforos”, observa.
Entretanto, ele ressalta que, felizmente, há uma parcela de motociclistas que não pode ser colocada no mesmo ‘balaio’. “É bom deixar claro que, por outro lado, muitos respeitam as regras e jamais cometem irregularidades como passar no sinal vermelho ou trafegar em alta velocidade. Isso é bom, mas, infelizmente, é uma minoria”, acrescenta.
Na última semana, o motorista João Fernandes da Fonseca se envolveu em uma batida no cruzamento da Avenida 11 com a Rua 10, no bairro Boa Morte. Lá, um motociclista avançou a sinalização existente no cruzamento atingindo em cheio sua camionete. “Foi um baita susto, mas apesar da violência do impacto, o rapaz já está em casa ao lado da família se recuperando dos ferimentos”, comenta o homem. Segundo ele, naquela região os acidentes são constantes e geralmente ocorrem por conta da imprudência.
A prefeitura informa que a equipe do departamento municipal de Trânsito substitui, em média, 100 placas por mês. A revitalização da sinalização de solo, também, é feita de maneira constante no Centro, Centro expandido e nos bairros. As substituições são feitas quando as placas estão desgastadas pelo tempo ou são danificadas em virtude de acidentes de trânsito ou por vandalismo. Em 2014 (de janeiro a setembro), foram substituídas 914 placas por desgaste natural, vandalismo ou acidentes que danificaram a sinalização.
Já em 2013, foram substituídas 451 placas por desgaste natural, vandalismo ou acidentes que danificaram a sinalização. Conforme as mesmas informações, a próxima intervenção viária será executada na Rua 6-A com Avenida 50-A. “O projeto para a remodelação e ampliação da rotatória já está pronto, foi discutido e aprovado pela comunidade e as obras deverão ser iniciadas em breve”, finaliza.