‘Golpe do Instagram’: rio-clarense relata susto ao ter conta usada por criminosos

Uma nova modalidade criminosa tem ganhado força nas últimas semanas e deixado uma rastro de prejuízo para muitas pessoas.

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente e os golpistas viram nela uma oportunidade de dinheiro fácil, portanto cuidado: posts oferecendo eletrodomésticos e eletrônicos a preços baixos são iscas usadas por criminosos.

Como funciona

A conta do usuário é invadida e stories começam a ser postados com fotos e preços de produtos (geladeira, TV, fogão, máquina de lavar, micro-ondas, entre outros itens novos e a preços mais baixos).

Quem assiste pensa que é o proprietário da conta que está vendendo e faz contato por direct (as mensagens privadas da rede social) e pergunta como pode combinar a compra. O criminoso, então, envia uma chave Pix e pede o comprovante.

Perplexo

O arquiteto rio-clarense Marcelo Camargo teve o nome e a conta do Instagram envolvidos no golpe e ainda não conseguiu recuperar o domínio da rede social.

Em seu perfil foram acessados inúmeros itens, principalmente eletrodomésticos. Quando teve ciência da situação conseguiu avisar os amigos mais próximos, mas infelizmente algumas pessoas efetuaram compras.

“Somente uma senhora fez um depósito de R$ 7 mil para o golpista. Tive também um susto enorme quando pelo menos três pessoas apareceram na minha casa para buscar os produtos. Uma situação extremamente desconfortável ter que explicar que não era eu, que caíram em um golpe. A gente se sente invadido, de mãos atadas. Reportagens como esta são importantes para alertar a população. Não saiam enviando mensagens, acreditando em tudo nem fazendo depósitos. Se cerquem de todos os meios”, alerta Marcelo.

Vlada Santis: