Governo Federal anuncia projeto executivo do aeroporto regional

Divulgação

Os prefeitos Du Altimari, e Rio Claro, e Valmir Gonçalves de Almeida, de Iracemápolis, estiveram na manhã de quinta-feira (25) na área que está sendo preparada para a construção do aeroporto regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba, localizada na divisa dos dois municípios.

Na semana passada, Altimari e o secretário municipal de Governo, Marcos Pisconti Machado, estiveram na Secretaria Nacional de Aviação Civil, em Brasília, onde receberam a informação de que o projeto executivo do aeroporto e as licenças ambientais para sua implantação deverão estar concluídos até o meio do ano. Essa é considerada a última etapa técnica antes das licitações para construção do aeroporto.

Para Altimari, essas e outras novas definições apontam para o andamento positivo dos trabalhos de implantação do aeroporto regional. “A concretização do aeroporto vai representar um impulso extraordinário para a economia da região”, comenta.

Aeroporto ficará ao lado da praça de pedágios na rodovia que liga Rio Claro a Piracicaba

Para o prefeito Valmir, essa nova etapa informada por Altimari “vem confirmar o que está sendo debatido, abrindo um horizonte positivo para o futuro de desenvolvimento dos municípios do Aglomerado de Piracicaba”.

De acordo com o anteprojeto que foi desenvolvido com gerenciamento do Banco do Brasil, o aeroporto ficará ao lado da praça de pedágios na rodovia que liga Rio Claro a Piracicaba, para atender população estimada em 1.300.000 habitantes.

O assunto vem sendo tratado desde o final de 2012, quando o governo federal lançou o Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos, que inclui investimentos em 270 aeroporto regionais. Rio Claro e Piracicaba foram incluídos na lista de municípios a serem atendidos pelo programa, e abriram mão de aeroportos exclusivos para terem um aeroporto regional.

Em análise do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego (Cindacta 1), do Comando da Aeronáutica, a área do aeroporto regional é operacionalmente viável do ponto de vista da circulação aérea e da segurança das operações aéreas.

Redação JC: