O ex-delegado José Gustavo Viégas Carneiro será o novo secretário municipal de Segurança de Rio Claro, em substituição a Rogério Guedes, que foi exonerado pelo prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) na última sexta-feira (4). Viégas é membro do MDB e foi apresentado oficialmente em reunião nesta segunda-feira (7) pela executiva do partido a Gustavo. O anúncio oficial deve ocorrer nas próximas horas por parte do Governo Gustavo.
Perissinotto e Viégas trabalharam juntos no Governo Du Altimari, quando o atual prefeito era secretário municipal de Negócios Jurídicos e o ex-delegado foi secretário de Segurança, posto o qual volta a ocupar agora. O MDB teve como candidata a prefeita em 2020 a ex-vereadora Maria do Carmo Guilherme em oposição a Gustavo, mas agora o prefeito convidou oficialmente o partido para compor e ampliar a sua base governista.
Após deliberação na executiva do partido, por maioria dos votos houve o entendimento para que o MDB passe a compor a gestão e também, aí de maneira unânime, a indicação do Dr. José Gustavo Viégas Carneiro para ocupar o cargo de secretário visto sua experiência na função. A entrada “oficial” do MDB no Governo Gustavo chama a atenção, uma vez que o ex-prefeito Du Altimari e o atual prefeito estão em desavenças. Nos bastidores, Du acaba por ser “isolado” diante das outras lideranças emedebistas, já que o MDB pleiteia uma vaga de vice na chapa com Gustavo em 2024.
O vice-prefeito Rogério Guedes foi exonerado na última semana do cargo de secretário de Segurança de Rio Claro após tornar pública uma insatisfação com o prefeito Gustavo por conta do projeto que viabiliza a venda da área do aeroporto municipal. À Farol JC, Perissinotto disse que o motivo principal foi “técnico” dentro da pasta de segurança pública, mas que o episódio do vídeo publicado por Guedes “pesou” na decisão, alimentando o clima de atrito nos bastidores entre ambos. Confira a reportagem completa na edição desta terça-feira (8), no Jornal Cidade.