Homem morre após “golpe da novinha” e caso alerta para crimes online

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um homem de 35 anos, morador da cidade de Ipeúna, teria tirado a própria vida na tarde de sábado (16), após cair em um golpe que tem recebido o nome de “golpe da novinha”.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil, a linha de investigação indica que o fim trágico teria culminado após o homem receber mensagens contendo ameaças e chantagens.

PIRACICABA

Na região metropolitana de Piracicaba, um outro caso de suicídio envolvendo esse tipo de golpe teria sido registrado neste início de semana.

Os casos, mesmo que na região, acendem um grande alerta para a situação como um todo, por todo o país. Os registros de pessoas extorquidas e envolvidas neste tipo de golpe estão espalhados pelo Brasil inteiro e infelizmente muitas situações acabam terminando de forma trágica.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada ano, mais de 700 mil pessoas tiram a própria vida no mundo. Isso representa, em média, um caso a cada 40 segundos. Há indícios de que, para cada pessoa que morre por suicídio, é provável que haja mais de 20 outras que tentam dar fim à própria vida.

CVV

O CVV — Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal desde 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

O atendimento é de forma voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. O telefone do CVV é 188 e, através do site cvv.org.br, é possível obter diversos tipos de informação sobre escolher a melhor forma de fazer contato com os voluntários que estão à disposição de todos para conversar, oferecendo o apoio emocional necessário.

Vale sempre ressaltar que o acompanhamento médico profissional é fundamental para o tratamento de qualquer doença.

Laura Tesseti: