Carine Corrêa
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou os números referentes aos índices criminais dos municípios do Estado até o mês de novembro deste ano. Se considerarmos o número de homicídios contabilizados em Rio Claro no período de janeiro a novembro de 2014 e o número de habitantes, a taxa de assassinatos na cidade está acima do índice recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) -10 homicídios por 100 mil habitantes.
Nos onze meses de 2014 foram 36 assassinatos para uma população de 198 mil habitantes – estimativa populacional divulgada em agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São quase 18 homicídios para cada 100 mil habitantes em Rio Claro.
Ainda de acordo com o que foi divulgado pela pasta, se comparado o balanço deste ano com o mesmo período do ano passado, a maioria dos índices criminais apresentou queda. Embora esteja acima da taxa recomendada pela ONU, o número de homicídios no município teve uma queda de 7,7% – em 2014 foram 36 casos de homicídio contra 39 no ano passado.
Ocorrências de tentativa de homicídio reduziram-se em 45%. Lesão corporal dolosa em 6%. Casos de estupro no município apresentaram uma queda de 23% no comparativo. Ocorrências envolvendo tráfico de entorpecentes aumentaram em 46%.
“O tráfico de drogas é uma ocorrência em que traficantes foram presos, e seu aspecto é positivo à medida que há aumento desses casos. O índice revela que o combate está sendo mais efetivo, ou seja, estamos tendo mais casos de flagrante”, disse o comando da Polícia Militar de Rio Claro em outra oportunidade.
Os roubos caíram 23% no período, com 1.074 registros em 2014 ante 1.398 casos no mesmo período de 2013. Furtos reduziram-se em 6% no balanço estadual. Roubo de veículos caíram em 23% e furtos de veículos aumentaram em 16%.