Lucas Calore
Depois de dezenas de anos contribuindo com muito trabalho e impostos, a chegada da aposentadoria é um grande momento para os idosos.
No que diz respeito aos gastos que têm, um deles é minimizado com uma lei municipal, criada em 2005 por Valdir Andreeta, que isenta os aposentados de pagarem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de suas residências.
Neste ano de 2016, a Prefeitura de Rio Claro recebeu 3.008 pedidos de isenção de IPTU para aposentados. As isenções podem ser requeridas por aposentados e pensionistas que ganham até dois salários mínimos e são proprietários de um único imóvel, no qual residam, de acordo com informações da administração municipal.
A solicitação deve ser feita na agência do Atende Fácil, na Avenida 2 entre ruas 2 e 3, mediante apresentação do carnê do IPTU do ano corrente junto com extrato de benefício fornecido pelo INSS, além do RG e CPF. O prazo para pedir isenção é sempre até o vencimento da primeira parcela do IPTU de cada ano.
Mais benefícios
Vale lembrar que no transporte coletivo municipal, de cada quatro viagens, uma é feita de forma gratuita por idoso. Têm direito ao transporte gratuito todas as pessoas acima de 65 anos, que podem solicitar a carteirinha no Atende Fácil.
Intermunicipal
A Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) assegura passagem gratuita para idosos. Nas linhas suburbanas o transporte é gratuito para pessoas com 65 anos completos ou mais. Basta o passageiro apresentar o RG ao motorista no embarque.
Já nas linhas rodoviárias são assegurados dois assentos por veículo para passagens gratuitas de idosos acima de 60 anos. A reserva de um único assento por pessoa deve ser feito com no mínimo 24 horas e no máximo cinco dias de antecedência da data da viagem, apresentando RG e CPF no guichê da empresa.