Importante parceria com o Ceapla tem renovação

Carlo Burigo, técnico do Ceapla, trabalha no local desde a sua inauguração em Rio Claro

Renovação do convênio da Prefeitura de Rio Claro com o Ceapla até 2029 dá continuidade ao funcionamento da estação meteorológica na Unesp

Há mais de três décadas um importante trabalho auxilia o município de Rio Claro e também a região. A Estação Meteorológica de Rio Claro foi inaugurada em 1993 em convênio do Ceapla/IGCE com a Prefeitura Municipal.

Nesta última semana foi anunciada a renovação deste convênio até 2029, um ganho significativo como pontua o técnico Carlo Burigo: “Logo às 7 da manhã quando eu chego eu já faço a primeira leitura da temperatura, umidade, pressão, repassando os dados para o computador e depois para as rádios como a Jovem Pan News. Com a isso a população já fica informada. Nos últimos anos, em decorrência das mudanças climáticas esse é um assunto que tem ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas. Muitas também ligam aqui para saber se vai chover, se a onda de calor vai continuar. O tempo e temperatura influenciam na vida da população. É importante frisar que a nossa estação é a mais conhecida e uma das poucas da região”, pontua.

Medições são realizadas ao longo do dia e todos os dados ficam computados. Esse trabalho começou no ano de 1994

Desde a criação a tecnologia acompanhou o crescimento da estação que hoje conta com equipamentos mais modernos o que facilita o trabalho: “Outro ganho é que hoje a população pode acessar o site igce.rc.unesp.br e clicar na aba ‘Previsão/Tempo’ e acompanhar os dados em tempo real”, explica Burigo.

Esse convênio além de falar da operacionalização da estação meteorológica também inclui o laboratório de climatologia e ações de extensão ocorrem nesses lugares. Materiais são fornecidos para várias pesquisas e trabalhos que também são realizados no Centro de Inovação Tecnológica de Rio Claro, como explica Sérgio Luis Antonello que é analista de informática: “É claro que a estação tem um foco, mas permite ações que interagem com laboratórios. Aqui, por exemplo, temos atividades de extensão ligadas à Udam, ainda este ano teremos a Feira de Ciência e Tecnologia de Rio Claro, trabalhamos com a Iniciação Científica no Ensino Médio, entre outros”, explica.

Vlada Santis: