Projeto da nova sede que vai ficar ao lado da corporação, no Bairro do Estádio. Obras já devem se iniciar no mês de junho
Visando ao bem-estar animal, Rio Claro caminha para ter um Canil da Guarda Civil Municipal que procura ser referência em toda a região. As obras para a construção de 10 boxes, além de uma estrutura que vai contar com escritório, clínica, sala de reunião, depósito, entre outros setores, estão previstas para começar agora no mês de junho.
“Estamos em uma etapa em que já existe uma empresa vencedora desta licitação. Agora se abriu um prazo para entrega de documentos e possíveis contestações de outras concorrentes. Se não tivermos nenhuma intercorrência, o início da obra será agora na virada do mês. A nossa previsão é fazer a inauguração do novo Canil no mês de setembro junto com a formatura dos novos guardas municipais que foram aprovados em concurso público. Além disso, já compramos uma nova viatura, de porte grande, para somar à equipe e transportar cães”, declarou o vice-prefeito e secretário de Segurança, Rogério Guedes.
Há 15 anos o Canil da GCM fica na sede da corporação e atualmente abriga oito cães, sendo dois filhotes: “Sem dúvida esse novo espaço virá para somar ainda mais no trabalho que realizamos diariamente. Visa ao bem-estar animal e foi projetado para essa finalidade. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) tem alguns estudos de modelos de canis de polícia e o que será feito aqui em Rio Claro já é baseado nisso”, afirma o médico veterinário e integrante da equipe do Canil, o GCM Igor Rafael de Carvalho.
“O Canil da GCM é muito importante tanto na área criminal quanto na área social. Na criminal fazemos um trabalho de apoio para a Polícia Militar, Polícia Civil, além do patrulhamento normal com as nossas equipes. Já na área social o trabalho de Cinoterapia com o cão Holly está cada vez mais em ascensão e expansão. São visitas para idosos, escolas e recentemente uma parceria com o Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, para visitas a pacientes oncológicos. Por isso esse investimento em uma nova área é fundamental”, finalizou Guedes.