Carine Corrêa
Nova ocorrência de incêndio em Rio Claro nesta semana. Desta vez, uma área de 10 mil m² no Distrito Industrial foi destruída pelas chamas nessa terça-feira (12). Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Rio Claro atuaram no combate à queimada, e foram necessárias duas horas de permanência na área para que o fogo fosse controlado.
“O risco era do fogo se alastrar e acabar atingindo uma área onde fica um bambuzal. Pedimos para acionar a Polícia Ambiental, porque algumas árvores acabaram sendo queimadas. Não sabemos as espécies e quais são os tipos dos exemplares, por isso a importância de acionar a Ambiental”, frisou Paulo Ortiz, chefe do Núcleo Operacional da Defesa Civil de Rio Claro.
Linha férrea
Na segunda-feira (11), a Defesa Civil recebeu um chamado para atender uma ocorrência de incêndio logo na entrada da Rodovia Constante Peruchi (SP-316), que liga Rio Claro ao município de Santa Gertrudes. O fogo chegou a atingir até a madeira da linha férrea, na região próxima à Avenida 29.
A população auxiliou com baldes de água e abasteceu a bomba costal utilizada pelos funcionários da Defesa Civil. “A informação que recebemos foi que uma pessoa ateou fogo à área propositalmente. A fumaça começou a tomar grande proporção e estava entrando nas residências”, disse Ortiz.
Tempo
Segundo o Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA) da Unesp de Rio Claro, previsão é que temperatura mínima para esta quarta-feira (13) seja de 18ºC. Máxima está prevista na casa dos 30ºC, sem previsão de chuva.