Independência do Brasil é tema de atividades culturais na cidade

Da Redação

Atividade cívica realizada no Paço Municipal na segunda-feira (1º) abriu a Semana da Pátria no município de Rio Claro

Rio Claro deu início à Semana da Pátria com atividade cívica realizada no Paço Municipal na última segunda-feira (1º). A Independência do Brasil também será tema do jantar deste mês do Clube 21 Irmãos Amigos no dia 18 de setembro, havendo apresentação musical na Praça da Liberdade e na Igreja Luterana.

Quem informa é o presidente do Clube 21 Irmãos Amigos, Geraldo Capretz. Segundo ele, toda quinta-feira do mês os associados se reúnem para homenagear um dos estados da nação, mas neste mês o evento será voltado para o 7 de setembro. O discurso será feito pelo cirurgião-dentista José Eduardo Leite.

Capretz destaca a importância de manter a realização de atividades cívicas. A defesa do civismo é uma das funções do Clube 21 Irmãos Amigos, que foi criado há 48 anos para homenagear os estados brasileiros (na época o Brasil tinha 21 federações).

A reportagem também foi em busca de símbolos relacionados à Independência do Brasil. O Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga tem em seu acervo o quadro “O Grito do Ipiranga”, que está guardado em um casarão na Rua 1 enquanto o prédio do museu é reconstruído após o incêndio ocorrido em 2010.

A praça que fica na quadrilátero compreendido entre as ruas 9 e 10 e as avenidas 7 e 9, no bairro Boa Morte, também é denominada Praça VII de Setembro, fato que não é muito conhecido.

A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data, o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I às margens do riacho do Ipiranga em São Paulo.

Redação JC: