Índice de isolamento social tem queda em Rio Claro

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no estado foi de 48% nessa terça-feira (28). Rio Claro atingiu 50%, sendo que o índice esperado é de 70% para se controlar a disseminação da Covid-19.

O maior índice registrado pelo município desde a implantação da central para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social, em 5 de março, foi de 62% nos dias 10 e 19 de abril, na Sexta-Feira Santa e num domingo, respectivamente.

Durante a semana, o percentual tem oscilado entre 50% e 55%, mas chegando até a 49% em alguns dias. Isso se deve, em parte, ao funcionamento de serviços essenciais e à liberação do auxílio emergencial, o que tem provocado maior movimentação de pessoas, principalmente na área central.

Sendo uma medida adotada em todo o mundo, a quebra do isolamento social na cidade tem provocado críticas de populares contra os que estão se aglomerando em locais públicos, como na Avenida 29, área do aeroclube. Rio Claro, que há 15 dias ficou em nono lugar entre os municípios paulistas com maior adesão à quarentena, com 61% de participação, agora não figura na lista dos primeiros colocados desse ranking.

“A situação preocupa porque o plano de flexibilização da quarentena do governo estadual, previsto para maio, leva em conta o índice de adesão ao isolamento e um percentual baixo pode ser um complicador para o município”, observa o prefeito João Teixeira Junior.

Autoridades de saúde do mundo são unânimes ao afirmar que o distanciamento/isolamento social é a medida mais eficaz para conter a disseminação do novo coronavírus e evitar a sobrecarga de pacientes nos hospitais.

O município registrou na manhã de quarta-feira (29) seu sétimo óbito por Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus. É de uma mulher idosa que estava internada e faleceu no mesmo dia.

Dos sete óbitos registrados até o momento, apenas um é de pessoa com menos de 60 anos. Faleceram cinco mulheres e dois homens. De acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Saúde, há ainda um óbito em investigação.

São 10 casos suspeitos e 34 confirmados, sendo 15 em testes rápidos que irão passar por novos exames, uma vez que os testes rápidos não são considerados como resultado para diagnóstico final. O boletim também registra que o município tem 15 pacientes internados, sendo seis em UTI.

Dados

Para conferir as estatísticas de Rio Claro e outras cidades do Estado de SP basta acessar saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento

Adriel Arvolea: