Lucas Calore
A famosa estátua do Índio, ponto de destaque da fonte que fica no Jardim Público, foi recolocada no local na manhã dessa segunda-feira (20).
No dia 10 de janeiro deste ano, vândalos amarraram uma corda na estátua e a puxaram. A obra foi quebrada ao meio. Uma das causas prováveis do ato é que os criminosos achavam que o monumento era de bronze, porém ela é e sempre foi de cimento.
Restauro
No mês de abril, a parte que resistiu foi retirada e entregue ao restaurador Daniel Máximo. Seu trabalho foi desenvolvido durante cerca de 40 dias. A reestruturação da estátua foi feita com ferragem e massa, além de receber uma pintura com técnica automobilística com verniz, o que lhe traz mais qualidade e resistência.
Nos próximos dias, a base sobre a qual está a estátua será pintada e receberá os retoques finais. A revitalização da fonte também prossegue.
Segundo o diretor de patrimônio histórico e cultural de Rio Claro, Ivo Reseck, não há um registro oficial de quando a estátua do Índio foi colocada no Jardim Público. Acredita-se, porém, que o fato tenha ocorrido entre os anos de 1901 e 1905.